Acidentes de trânsito X Lesões na coluna
Os acidentes de trânsito, além de causarem mortes, contribuem significativamente para o aumento de pessoas incapacitadas ou gravemente feridas. De acordo com a Association for Safe International Road Travel, cerca de 2,35 milhões de indivíduos ficam fisicamente limitados em razão de acidentes automobilísticos.
A coluna, infelizmente, é uma das regiões mais afetadas num acidente de trânsito. O próprio impacto, além dos movimentos bruscos e desordenados do veículo, tornam o local suscetível a lesões, desde hérnias de disco, fraturas de vértebras, lesões cervicais e de tecidos moles.
As lesões mais críticas podem resultar em paraplegia, caracterizada perda da capacidade de movimentação dos membros superiores ou a tetraplegia, quando a capacidade de locomoção dos membros superiores e inferiores é afetada. Além disso, há casos em que o tecido neurológico é atingido, tornando as lesões ainda mais graves.
É importante que as pessoas busquem todas as formas de proteção, desde o uso correto do cinto de segurança até respeitar os limites de velocidade e locais de ultrapassagem. Boa parte dos acidentes é causado pela imprudência do motorista, mesmo quando sua vida está sob risco.
Em caso de acidentes o ideal é que as vítimas não sejam tocadas ou transportadas sem o auxílio médico de urgência. O ato pode agravar possíveis traumas ou culminar em outras lesões.