A ergonomia é uma grande aliada contra as dores nas costas

A ergonomia é uma grande aliada contra as dores nas costas

Seja em casa, home-office, ou no escritório, fato é que as pessoas ficam cada vez mais sentadas devido ao trabalho e, nem sempre, fazem uso do mobiliário correto. Essa situação contribui, significativamente, com o número expressivo de brasileiros que sofre com dores nas costas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) cerca de 70% dos adultos entre 30 e 39 anos se queixam de lombalgia. O problema é um acúmulo da má postura laboral e a falta de exercícios físicos regulares. Esses dois fatores geram uma musculatura fraca, diminuindo a sustentação da coluna e, consequentemente, tornando-a suscetível a lesões.

Por isso, o ideal é investir em mobiliário adequado. As cadeiras, por exemplo, devem permitir que você fique com os pés 100% no chão e os joelhos num ângulo de 90 graus. É importante, também, remover ou abaixar os braços da cadeira, para que os seus fiquem em 90 graus. Os antebraços, obrigatoriamente, devem ficar 100% apoiados sobre uma superfície plana. Mantenha o monitor ou tela do notebook à cerca de um braço de distância dos seus olhos e deixe-o elevado para que sua visão fique reta com a tela, sem forçar seu pescoço e/ou cabeça para frente ou para baixo.

Além disso, alguns hábitos também favorecem ao bem-estar no ambiente laboral: fazer pausas durante o expediente, levantar-se, realizar pequenas caminhadas pela empresa, praticar alongamentos antes do início do trabalho e, claro, manter uma rotina de exercícios físicos.
EnglishPortugueseSpanish

Fale com o Dr. Fernando Teixeira

Clique para chamar