Idade não é desculpa. Mantenha a coluna saudável na 3ª idade!

Idade não é desculpa. Mantenha a coluna saudável na 3ª idade!

O nosso corpo, assim como uma máquina, sofre os impactos dos anos de atividade. É comum que em determinadas idades ou períodos de vida alguns problemas passem a ser queixas constantes, em especial, as dores. A coluna vertebral, inclusive, é uma das regiões mais citadas quando o assunto é incômodo ou mialgia em idades avançadas.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – 3 em cada 4 idosos sofrem com doenças na coluna vertebral, sendo que boa parte dessas patologias são crônicas e adquiridas através de maus hábitos ao longo da vida.

O processo degenerativo é algo natural do envelhecimento, infelizmente não conseguimos fugir disso. Por isso, os discos intervertebrais, as articulações facetarias, os ligamentos e músculos vão perdendo sua mobilidade, desgastando suas superfícies e gerando processos patológicos como a estenose vertebral, hérnias de discos, artrose da coluna e deformidades progressivas da coluna.

Além disso a mudança no metabolismo ósseo leva à osteoporose, caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea.

No entanto, a dor na coluna na terceira idade não é um problema inevitável. Muito pelo contrário. Mesmo quem ainda está longe dos 60 anos ou mais pode começar um programa preventivo de cuidados com a coluna. Isso passa, por exemplo, pela adoção de uma rotina de exercícios orientados para fortalecimento da musculatura da coluna, alimentação saudável para manter o peso, controle dos níveis de colesterol, sódio, cálcio e vitamina D e a exposição solar diária de pelo menos 30 minutos.

Além dessas questões, manter a mente sã, evitar vícios (fumo e álcool), ter ergonomia e dormir com colchão adequado e na posição adequada (sim, também é importante) são essenciais para que a coluna seja cultivada com saúde, evitando assim dores crônicas ou doenças mais sérias.

Por fim, é interessante que o idoso realize visitas periódicas ao médico ortopedista, avaliando a saúde dos ossos, músculos e articulações, bem como desenvolver, com a supervisão do profissional, atividades preventivas.

EnglishPortugueseSpanish

Fale com o Dr. Fernando Teixeira

Clique para chamar