Aposte nos exercícios físicos para o fortalecimento da coluna

Aposte nos exercícios físicos para o fortalecimento da coluna

A coluna é formada por vértebras, entre elas ficam localizados os discos intervertebrais que são estruturas fibrocartilaginosas com um núcleo gelatinoso, rico em água e proteoglicanos, que exercem a função de amortecedores naturais do corpo. No entanto, com o passar dos anos, esses discos, além de água, passam a perder outros nutrientes, o que diminui a sua capacidade de proteção e amortecimento, gerando lesões nos discos, perda de altura e consequente degeneração das articulações facetarias, causando desconfortos na coluna dia após dia.

Para que a coluna se mantenha forte, diminuindo as chances de problemas futuros, como por exemplo, estresse da compressão dos discos, hérnia de disco e comprometimento das articulações facetarias, exercícios físicos regulares são essenciais.

Os exercícios de fortalecimento contribuem para aumentar o tónus e a resistência muscular abdominal e paravertebral, enquanto os alongamentos aumentam a flexibilidade dos músculos que dão suporte à coluna vertebral.

– ALONGAMENTOS –

Existem diversos tipos de alongamentos indicados para a coluna. Se você não está acostumado a praticar atividades de alto impacto, comece com exercícios simples de alongamentos.

– MUSCULAÇÃO –

Para manter uma musculatura paravertebral e abdominal resistentes, a musculação é o exercício recomendado, pois o fortalecimento muscular ajuda a distribuir as cargas sobre a coluna.

– PILATES –

O trabalho do Pilates é focado em força, desenvolvimento e coordenação do corpo. Os movimentos eliminam as tensões e desequilíbrios do corpo e os exercícios abdominais dão estabilidade e flexibilidade para a coluna lombar.

– NATAÇÃO –

Atividades feitas na piscina são as mais comumente recomendadas para quem não pode sofrer impactos nas articulações da coluna e nos discos intervertebrais. Além do fortalecimento muscular e dos benefícios para a postura, a natação diminui o peso que o corpo exerce sobre a coluna, diminuindo as dores lombares.

– HIDROGINÁSTICA –

Além de reduzir o risco de osteoporose, a hidroginástica fortalece a musculatura, retira a carga do corpo sobre a coluna e evita a pressão nas articulações do quadril, joelho e tornozelos.

Exercite-se!

EnglishPortugueseSpanish

Fale com o Dr. Fernando Teixeira

Clique para chamar